05/03/2021 | Noticias recentes

Parque Histórico de Carambeí reestruturará o Museu do Trator

Tadeu Sakagawa

Tadeu Sakagawa

A agricultura foi essencial para o desenvolvimento econômico e social de Carambeí e da região, no Estado do Paraná, intensificando-se na década de 1970, quando imigrantes holandeses passaram a se dedicar as atividades na lavoura. Para narrar essa trajetória, existe no museu Parque Histórico de Carambeí um ambiente preparado, que é o Museu dos Tratores, cuja exposição terá uma nova organização com a finalidade de ganhar mais visibilidade.

Para o coordenador cultural e historiador do Parque Histórico de Carambeí, Felipe Pedroso, o Museu do Trator é um instrumento importante para contar a história agrícola do Estado. “O museu do trator vai além de apenas uma exposição de máquinas antigas. Um recorte importantíssimo na história do Paraná: o desenvolvimento tecnológico do campo, impulsionado obviamente, pelos tratores”, disse Pedroso.

Durante o ano Parque Histórico recebe milhares de turistas que chegam em busca de lazer, mas muitos destes visitantes são grupo técnicos que buscam se aprofundar na temática agrícola e foi aí que a historiadora Karen Barros também notou a necessidade de organizar o Museu do Trator e deixar a exposição mais atraente. Assim, a exposição de tratores será reorganizada, e para Pedroso é primordial deixar o ambiente preparado para que as máquinas fiquem em evidência e a história agrícola seja valorizada.

O coordenador finaliza explicando que nova identidade visual da ala museal valorizará as máquinas, será dividido de modo que fique mais atrativo e contará informações que mostram o desenvolvimento do setor. “A nova expografia do Museu do Trator trará muito mais informações sobre o desenvolvimento agrícola na antiga colônia Carambeí, com ênfase principalmente na técnica do Plantio Direto. Além disso, buscamos uma melhor disposição das peças no ambiente, dividindo os dois setores tematicamente e também utilizando nosso acervo fotográfico para ilustrar toda a trajetória do campo em Carambeí”

Fonte: Assessoria de imprensa

Tadeu Sakagawa

Tadeu Sakagawa

Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?