31/03/2021 | Ed_Antes, Edição AR107

Editorial – Os bons resultados do agronegócio

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

A atividade econômica relacionada ao agronegócio continua sendo uma das principais locomotivas do Brasil. Principalmente neste momento em que todos os setores nacionais se ressentem dos efeitos da pandemia causada pela COVID-19, tal afirmação se torna ainda mais verdadeira e atual. Segundo a CNA – Confederação Nacional da Agricultura, o PIB do agronegócio no ano passado no Brasil cresceu em torno de 2%, gerando recursos na ordem de R$ 728 bilhões, enquanto o PIB brasileiro caiu 4,1%.

Acrescente-se a esse excelente resultado que o agro é o setor que vem puxando outras atividades econômicas. Para darmos apenas um exemplo, a produção de caminhões voltou a bater recordes no ano passado em função do avanço da movimentação no campo, com a demanda cada vez maior de veículos para escoamento de sua produção.

E no âmbito da aplicação da tecnologia nas fazendas e na agroindústria, como vem se comportando o agronegócio? Buscando respostas para essa pergunta, nesta edição da revista AgriMotor apresentamos uma matéria especial destacando a importância dos instrumentos mecanizados e informatizados, especialmente os drones, ou VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), uma modalidade destes instrumentos, que chegaram para dar nova dimensão à monitoração e aos controles no campo, contribuindo decisivamente para o aumento da produtividade no setor.

Outra etapa de fundamental importância do setor é o ato do plantio, pois ele é o início e a base de todo o processo. “Se não plantar, não vai nascer”. Segundo o especialista convidado a nos esclarecer sobre o assunto, valorizar o desenvolvimento de cada planta nesse estágio crucial, merece toda a atenção do produtor, que vai muito além do simples ato de colocar a semente no solo. Em outras palavras, deve haver o planejamento do pré e do pós plantio para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Um outro assunto que tem merecido a atenção diz respeito aos conflitos nacionais e internacionais que ocorrem no agronegócio, uma vez que o agro brasileiro tem passagem em qualquer canto do mundo e as divergências são naturais. A opção da arbitragem traz inúmeras vantagens e a especialista convidada no assunto trata com detalhes esta questão.

Também trouxemos as palavras sempre muito sensatas do prof. José Luiz Tejon, que mais uma vez exalta a importância do Agronegócio. Ele nos diz: “Em meio à crise, o que temos de oportunidades no Brasil? O agronegócio. Temos tecnologia, produtividade e acessamos mercados internacionais; nos transformamos de um país importador de comida a um dos cinco maiores exportadores, além de abastecimento interno. Mas isso basta?”. E ele complementa: “Temos uma super safra neste ano e para 2021/22 há uma nova promessa de safra ainda maior nos grãos”.

E não esquecemos das questões políticas. No artigo muito esclarecedor é mostrado que o mercado agrícola continua muito promissor e que apesar da pandemia, nem os setores de produção, nem o setor de suporte de máquinas e implementos pararam e pelo contrário procuram superar as suas metas.

Coube ainda na nossa seção de destaques, onde apresentamos novidades e informações sempre úteis, lamentamos o falecimento de nosso amigo e colaborador Kleber Castilho Rodrigues, que infelizmente foi uma das vítimas da terrível pandemia que assola todo o mundo.

Queremos continuar contando com sua participação. Nos enderece seus comentários, críticas e/ou sugestões, porque elas enriquecem, e fazem a nossa revista crescer ainda mais!

Boa leitura!

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?