Com previsão de chegada ao mercado norte-americano no ano que vem, a Ford F-150 Lightning Pro, primeira versão elétrica da picape mais vendida da América do Norte, recebeu 70 mil pedidos de reserva em apenas uma semana, sendo 20 mil deles registrados em apenas 12 horas. Junto com a força, eficiência e durabilidade da Série F, a nova picape elétrica traz vários recursos para melhorar a produtividade e reduzir os custos operacionais dos frotistas, incluindo soluções inteligentes de carregamento.
A nova F-150 Lightning Pro 4×4 tem preço inicial nos EUA, abaixo de US$40 mil antes dos incentivos fiscais, e autonomia estimada de 370 km (padrão EPA) com bateria padrão de íons de lítio. Nessa versão, com 432 cv de potência e 107 kgfm de torque, oferece capacidade de carga útil de 900 kg e de reboque de 2.268 kg, ou 3.492 kg com o pacote opcional Max Trailer Tow. O seu carregador móvel de 32 A facilita a adoção por pequenas e médias empresas. Haverá também uma versão com autonomia estendida de 482 km (EPA) e potência de 570 cv, que mantém o torque de 107 kgfm. Ela virá com uma estação de carregamento de 80 A que permite recarga noturna de Nível 2 em corrente alternada, sem a necessidade de instalações caras de corrente contínua. E a capacidade de reboque pode chegar a 4.535 kg com um pacote opcional.
A F-150 Lightning Pro tem cabine dupla com espaço para cinco passageiros, bancos de vini, multimídia SYNC 4 com tela sensível ao toque de 12 polegadas, tela de produtividade de 12 polegadas e vários recursos de assistência ao motorista. A F-150 Lightning Pro também conta com vários acessórios de carregamento inteligente e softwares para gerenciamento da carga, da frota e seus custos. A versão básica vem com um carregador móvel de 32 A para conexão em corrente alternada de 120/240 V. Como opção, há duas estações de 240 V, com 48 A ou 80 A, que aceleram o tempo de carga em corrente alternada. Além disso, a picape vem com um modem padrão 4G LTE que oferece uma série de serviços de conectividade para otimizar a eficiência e reduzir os custos operacionais da frota, incluindo dados em tempo real de consumo de quilowatt-hora, velocidade de carga e autonomia.
“Cada vez mais empresas assumem o compromisso de se tornar neutras em carbono e esperam produtos elétricos que possam se integrar facilmente às suas operações. A Ford está posicionada de forma única para atender a essa demanda porque temos uma picape e uma van com emissões zero, e muitos de nossos clientes querem os dois veículos na frota” disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
Fonte: Ford