No setor da agricultura irrigada, o futuro já chegou. Para perceber essa nova realidade, basta lançar um olhar sobre as inovações tecnológicas que vêm movimentando o segmento. Os equipamentos que compõem os sistemas de irrigação modernos são dotados de soluções que visam à automação, facilitando o cotidiano do produtor e transformando o campo em um cenário marcado pela tecnologia. Na Valmont Irrigation, empresa líder global do setor de serviços para irrigação de precisão, proprietária da marca de pivôs centrais Valley, essa realidade já levou ao lançamento de diversos produtos impressionantes.
Chama a atenção, por exemplo, o Valley 365 – definido como a primeira migração para a Agricultura 5.0, uma nova era do setor, marcada não só pela presença, mas pelo protagonismo da tecnologia e da automação nos pivôs centrais. Com funcionamento baseado no armazenamento de dados em nuvem, a plataforma atua na lavoura 365 dias por ano, oferecendo informações sobre monitoramento e controle, previsão e planejamento, otimização e aplicação e informações e análises, integradas a soluções como a Irrigação de Taxa Variável (VRI), a plataforma de gerenciamento de irrigação e o AgSense – tecnologia que permite o controle remoto do sistema de irrigação, ou seja, a telemetria.
Disponível em alguns países e já em fase de testes no Brasil, também vale ressaltar o Valley Insights – um serviço avançado, baseado na inteligência artificial e machine learning, que usa imagens aéreas para examinar virtualmente as culturas, identificando problemas relacionados à saúde das lavouras, à aplicação de água, entre outros, gerando relatórios inteligentes para uma melhor tomada de decisão, distanciando-se de outras soluções disponíveis no mercado.
“A Valley está transformando o pivô central. Ele deixa de ser apenas uma máquina de irrigação para se tornar uma ferramenta autônoma de gestão de culturas”, comentou o presidente e CEO da Valmont, Stephen G. Kaniewski.
Fonte: Assessoria de imprensa