Embora a logística rural esteja quase sempre associada ao transporte de materiais, como insumos, sementes ou a matéria-prima após a colheita, o significado real do termo vai muito além dos serviços de deslocamento, incluindo a organização e o gerenciamento de ativos. A logística de apoio envolve todas as atividades que prestam um suporte para o atendimento das demandas operacionais.
Apesar da dificuldade intrínseca à logística de apoio, que leva a eventuais falhas nos processos e paradas não programadas na execução de atividades, hoje, com a assistência dos avanços tecnológicos e de conexão, o apoio logístico se tornou muito mais efetivo. Um dos processos mais frequentes de apoio logístico é voltado ao reabastecimento das máquinas agrícolas com combustível, considerando o grande período em que esses equipamentos ficam em operação na lavoura. Para facilitar, um caminhão comboio ou tanque percorre áreas do campo para realizar o procedimento, passando por diferentes locais rurais que demandam seu atendimento.
Além do abastecimento, outra necessidade das máquinas agrícolas é a manutenção. Por isso, os caminhões comboios normalmente também funcionam como oficinas volantes, indo ao campo em momentos de parada programada dos equipamentos para fazer ajustes. Para isso, as soluções existentes hoje, como o HxGN AgrOn Planejamento de Logística de Apoio, são capazes de atender essas manutenções preventivas de acordo com a situação da máquina — período de troca de óleo, lubrificação, substituição de peças etc.
“No caso de atividades rurais, quando falamos de logística de apoio, tratamos de tudo o que acontece no campo para garantir que as máquinas agrícolas trabalhem da maneira mais produtiva possível”, explica Alexandre de Alencar, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da divisão de Agricultura da Hexagon.
Fonte: Assessoria de imprensa