03/12/2021 | Notícias, Safras

Projeto Duas Safras colhe os primeiros resultados

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: Embrapa

Em ação relativa ao Projeto Duas Safras, uma parceria da FARSUL, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e as unidades da Embrapa no Sul do Brasil, foi realizada a primeira avaliação e colheita de cereais de inverno produzidos em sistema sulco-camalhão em terras baixas na Estação Experimental Terras Baixas (ETB) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS). O estudo envolveu as culturas de trigo e triticale cultivados em sucessão à soja. Esta ação específica visou avaliar o desempenho e adaptar as culturas às terras baixas, aproveitando a infraestrutura de sulcos e camalhões estabelecida para a soja, gerando uma segunda safra e fonte de renda no ano. Com observações e dados preliminares positivos, o projeto se estenderá por dois ou três anos .

O Projeto Duas Safras também está sendo desenvolvido na Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) e Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS). Em Pelotas, a Embrapa Clima Temperado está atuando em três linhas de trabalho: cultivo de cereais de inverno em terras baixas com avaliação de manejo de animais sob pastoreio de forma alternada; avaliação do desempenho de trigo e o triticale em sistema sulco-camalhão; e avaliação de triticale, trigo, aveia e azevém com o uso da tecnologia de camalhões de base larga. 

Neste primeiro ano de observações, com inverno caracterizado por boa distribuição de chuvas, ambos os cereais de inverno, trigo e triticale, desenvolveram-se muito bem no cultivo em sistema sulco-camalhão, não mostrando limitações. Esses resultados trazem grandes expectativas para a região de terras baixas, indicando a possibilidade de ter dois cultivos desenvolvidos na mesma área ao longo do ano, gerando melhor aproveitamento da área e de sua infraestrutura, além de mais renda para o produtor.  Este é o primeiro ano de testagem com os cereais de inverno. A intenção da pesquisa é repetir os estudos e ampliar as ações ao longo dos próximos anos, para a obtenção de dados mais robustos e desenvolvimento de novas tecnologias.

Os pesquisadores envolvidos nos trabalhos com cereais de inverno estão otimistas; as tecnologias de drenagem em uso nas terras baixas mostram-se efetivas para superar a principal limitação à produção nesse ambiente, que é o estresse por excesso hídrico, decorrente do inverno úmido associado à drenagem deficiente do solos.

Fonte: Embrapa

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos o Portal Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?