Agronegócio acompanha a introdução de novas tecnologias no transporte

Redação Agrimotor

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Fonte: banco de imagem/Canva

De acordo com Diego Nazari, diretor de desenvolvimento de novos negócios da Rodovico Transportes, empresa de transporte e logística especializada em cargas agrícolas, em 2021, as transportadoras brasileiras sustentaram as suas atividades em parte devido ao aumento do frete da safra de soja. Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil encerrou o ano passado com recorde nas exportações de soja: 86,63 milhões de toneladas.

A retomada gradual da economia brasileira após o isolamento social continua apresentando resultados positivos para o agronegócio. Pesquisa publicada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostrou que a tendência de aumentos na cotação do preço do trigo, observada no ano passado, continua em 2022. O mesmo aconteceu com outros grãos. A produtividade também cresceu: 137,1 milhões de toneladas, o que promoveu um aumento de 6% no comércio exterior.

Na visão de Diego, não há como separar o agronegócio da alimentação e do cotidiano dos brasileiros. Contudo, o empresário acredita que ainda existem muitos entraves para o agronegócio crescer. O sistema tributário do País nas esferas estadual e federal dificulta a realização dos contratos, e o segmento segue procedimentos que diminuem a sua eficiência. O TRC busca solucionar parte dessas dificuldades por meio de tecnologias que facilitam na contratação do frete e inserem o setor na nova realidade do e-commerce.

A Rodovico Transportes, por exemplo, conta, desde 2011, com o auxílio de aplicativos de frete em suas operações. Desde então, a contratação do frete, que era feita de forma manual, ficou 100% digital. Etapas de contrato foram reduzidas e o encontro de motoristas nas regiões próximas ao local de embarque foi facilitado.

“A necessidade de colocar alimento na mesa dos brasileiros sempre existirá, o que significa que o transporte rodoviário de cargas não deixará de trabalhar. Porém, não podemos deixar de olhar para os erros do setor e procurar maneiras de melhorar. Encontramos formas inteligentes de operar, buscando soluções para problemas que afetam o mercado há anos sem deixar de estarmos alinhados com o que há de novo no cenário da logística”, finaliza Diego.

Fonte: Assessoria de imprensa

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Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
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