Até o mês de março, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve realizar o cadastramento de 26 unidades armazenadoras no estado de São Paulo, facilitando que esses equipamentos possam, futuramente, operar programas governamentais de estocagem de acordo com o Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm). Este é um passo para que sejam realizadas vistorias de identificação, coleta e registro de novos armazéns e atualização dos existentes e em condições de executar essas operações. O pedido de cadastramento ou alteração do perfil do armazém é feito pelo próprio armazenador ou proprietário.
O Sicarm permite consultar as empresas e os armazéns cadastrados por razão social, CNPJ ou CPF do agente armazenador ou do proprietário e pelo número do Código do Armazém (CDA). A consulta pode ser feita também pela localização geográfica, a partir do acesso ao município onde está localizada a empresa ou com base em suas coordenadas geográficas. Clique aqui para saber mais sobre o Sicarm.
Só em 2021 foram cadastrados 20 armazéns, localizados nos municípios de Ribeirão Preto, Santos, Guarujá, Cristais Paulista, Araras, Leme, Ourinhos, Votuporanga, Torinha e Casa Branca. Ainda em 2021, a Conab realizou também a vistoria de 32 armazéns cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e que exportam soja e milho para a China e a Rússia. A inspeção para verificar a capacidade e condições das instalações aptas a realizar essas operações foi feita em parceria com o Mapa, por meio de termo de cooperação.
Fonte: Conab