O ano de 2022 promete mais gastos com insumos, o que pede a utilização de soluções ainda mais eficientes para o controle de ervas daninhas – de acordo com dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), só o Glifosato, por exemplo, sofreu uma alta de 127% nos nove primeiros meses de 2021. Entre os cuidados da aplicação estão a dosagem ideal do produto, a calibração dos bicos pulverizadores e as condições climáticas, itens que não podem faltar na lista de verificações.
A utilização de tecnologias pode aumentar a assertividade da operação e auxiliar o produtor a obter mais economia. O uso do WeedSeeker® 2, da Trimble Inc., presente no país há mais de três décadas, por exemplo, pode reduzir em até 95% o volume de herbicida aplicado e a tecnologia se paga, em média, de 1 ano devido aos altos custos dos herbicidas, que chegam a representar em torno de 30% dos custos com defensivos. A redução se deve porque, com o sistema, os defensivos são aplicados somente nas plantas indesejadas (plantas alvo), identificadas por meio de sensores. O contrário também pode ocorrer quando a planta alvo passa a ser a cultura, visando a aplicação de produtos específicos, a exemplo de fertilizantes foliares.
O sistema de aplicação seletiva Trimble WeedSeeker® 2 possui luz vermelha e infravermelha que permite o trabalho durante o dia e noite, e com sua ótica avançada e potência de processamento detecta e elimina as ervas daninhas com maior precisão.
Fonte: Assessoria de imprensa