Ipea revisa o PIB Agropecuário para 2022

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

A expectativa para o valor adicionado (VA) do setor agropecuário de 2022 de crescimento de 2,8% foi estimado para uma alta de 1,0%, segundo revisão divulgada no dia 22/3 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O principal motivo para o ajuste foi a nova estimativa do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) de queda de 8,8% da produção de soja. A revisão do valor adicionado da produção vegetal passou de um crescimento de 2,6% para uma queda de 0,3%. Já para a produção animal, a estimativa de crescimento, que era de 3,6%, foi revista para 3,0%,

O VA para a produção vegetal vem sustentado por um cenário oposto ao encontrado em 2021, tanto para a queda na produção de soja quanto pelas estimativas de crescimento de outras culturas, como milho, cana-de-açúcar, café e algodão. No caso da soja, lavoura de maior peso na produção vegetal, os estados do Sul do país, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul, sofreram com forte estiagem no início do ano, reduzindo a produtividade estimada para esta cultura nesses estados, com destaque para as produções do Rio Grande do Sul e Paraná, com quedas de 35,8% e 40,7%, respectivamente.

Por outro lado, o IBGE estima crescimento de 23,9% na produção de milho, impulsionada por uma alta de 33,8% na segunda safra. Outra cultura que deve ser destaque é a cana-de-açúcar, que teve estimativa de crescimento de 20,6%. No caso do café, por se tratar do ano positivo de sua bienalidade, estima-se alta de 13,4%.

Já para a produção animal, o Grupo de Conjuntura do Ipea espera uma contribuição positiva dos segmentos de bovinos, suínos e aves. Para a produção de bovinos a  estimativa é de crescimento de 3,8% no ano, enquanto as produções de suínos e aves devem crescer 4,5% e 3,0%, respectivamente. Essas taxas representam uma desaceleração do crescimento em relação ao ano passado, quando esses segmentos cresceram 9,1% e 6%, respectivamente. O documento considera que o maior risco para o VA da produção animal é a redução da demanda por proteínas animais por conta do aumento dos preços e da expectativa de uma atividade econômica pouco aquecida em 2022.

Previsão de variação do VA do setor agropecuário para 2022 por componente (em %)

Fonte: IBGE e Grupo de Conjuntura da Dimac/Ipea.
Elaboração: Grupo de Conjuntura da Dimac/Ipea.

Veja a íntegra da análise aqui.

Fonte: IPEA

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?