A filial de Sumaré, na região metropolitana de Campinas (SP), foi a escolhida para ser piloto de um projeto de geração de energia limpa em toda a rede da Tracbel, um dos maiores distribuidores de máquinas pesadas do País, dando sequência ao compromisso do grupo com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A filial de Sumaré foi selecionada por ser atualmente o principal hub da Tracbel para o fornecimento de máquinas e outros produtos. O sistema incluirá ainda um monitor que exibirá a todo o momento para os empregados, clientes e visitantes o volume de energia instantânea, a geração acumulada, a economia promovida e o outros indicadores.
O modelo adotado em Sumaré foi de instalação de placas fotovoltaicas de captação de energia solar para o consumo próprio. Instalados ao longo da extensão do telhado, os 190 módulos de 534 watts e 2,6 m² têm uma potência de 101,7 KWp. Dimensionada para abastecer apenas esta unidade, a usina implantada vai gerar 95% de toda a energia consumida em suas instalações. Somente no primeiro mês de teste, em janeiro deste ano, a economia gerada foi de 65%, com expectativa de atingir até 80%. A fornecedora foi a A3 Brasil Energia.
“O respeito ao meio ambiente é um dos princípios básicos da Tracbel. Estamos ampliando nossos investimentos nesta área. Queremos expandir nossas operações, mas sempre com o menor impacto ambiental possível”, declara Luiz Gustavo Rocha de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel.
Fonte: Assessoria de imprensa