Em mais um dos grandes negócios fechados pela Volvo em Cuiabá, as empresas Vpar e Caribus compraram 30 ônibus cada. Todos os carros são Volvo B270F, com motor dianteiro. Uma das novas unidades da Caribus é da versão B270F de 15 metros, com tração 6×2 e capacidade para 115 passageiros, próxima a de um articulado. Em 2016 a marca já havia entregue 29 carros B270F para a cidade. Além disso, a Volvo é a única com ônibus articulados na frota circulante de capital. Os 60 novos Volvo equivalem a quase 40% de todas as compras da renovação da frota da cidade no período 2021/2022. A nova venda para a capital do Mato Grosso foi feita pela Auto Sueco, concessionária Volvo que atende a região, com financiamento pela Volvo Financial Services.
Segundo Sérgio Borges, diretor da Caribus, a empresa tem 94 ônibus e mais de 43% são Volvo. Sobre o B270F de 15 metros, Borges afirma que é o segundo que a Caribus compra, pois são ideais para horários de pico. Já a Vpar tem 26 linhas, roda 529 mil km por mês e tem previsão de atender 927 mil passageiros por mês. A previsão de passageiros, relata Ricardo Caixeta, diretor de relações institucionais da MTU (Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos), é porque a Prefeitura de Cuiabá definiu recentemente um novo contrato para operação do sistema de transporte urbano da cidade. Já a Caribus opera 23 linhas, roda 486 mil km e atende 850 mil passageiros mensais.
“O negócio consolida esse chassi Volvo no transporte urbano de Cuiabá. É um veículo que entrega desempenho superior em operações com ar-condicionado, com menor consumo de combustível”, diz Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil.
Fonte: Volvo América Latina