
Ajustadas para as condições de solo e clima da Baixada Maranhense, a Embrapa Cocais lançou duas novas tecnologias para produção de alimentos em sucessão à cultura do arroz: o sistema de produção do milho-verde e o sistema de produção de melancia irrigada.
O sistema de produção de melancia irrigada agrega tecnologias, conhecimentos e informações técnicas sobre todas as etapas do ciclo produtivo da melancia irrigada. O principal diferencial dessa tecnologia é o fato de o plantio da melancia ser realizado em sucessão à cultura do arroz, ou seja, sobre a palhada do arroz cultivado no ciclo anterior. A principal vantagem é a melhoria da produtividade da cultura e o aumento da rentabilidade da área ao longo do ano.
Já o sistema de produção de milho verde irrigado reúne um conjunto de informações e recomendações técnicas para o cultivo e a produção do milho-verde em sucessão à rizicultura na Baixada Maranhense para melhorar a produtividade e a rentabilidade da área ao longo do ano.
Segundo Valdemício Ferreira de Sousa, pesquisador que desenvolveu as tecnologias, na região da Baixada predomina a agricultura familiar e as principais culturas plantadas são arroz, milho, feijão, mandioca e melancia. “No entanto, percebe-se que a região apresenta sistema de produção agrícola muito indefinido, com baixo nível tecnológico. O papel da pesquisa é oferecer, aos agricultores familiares, conhecimento, estratégias e novas alternativas tecnológicas para melhorar a produção com sustentabiliade”.
Fonte: Embrapa