Dos três pilares que compõem o transporte do futuro: elétrico, conectado e autônomo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus avança também no último. Está em teste o primeiro veículo da marca capaz de trafegar sem necessidade de interferência direta do condutor. É um Constellation 31.280 8×4 que vai atuar junto às colhedoras no campo, em lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo.
A tecnologia embarcada desenvolvida pelos engenheiros da VWCO permite que o caminhão, sem a atuação do motorista, seja capaz de manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e até pedestres, propiciando máxima precisão, eficiência e segurança durante todas as etapas da operação. O desenvolvimento das soluções contou com a expertise do time de engenharia do centro de pesquisa e desenvolvimento da VWCO em Resende (RJ) e também com as parcerias das empresas RAVEN para o sistema de geoposicionamento e da BMB para customização do veículo para aplicação na colheita da cana-de-açúcar, além de novas soluções como os eixos de bitola larga de 3 metros.
O caminhão Constellation 31.280 8×4 vai atuar juntamente com as colhedoras de cana-de-açúcar para a operação de transbordo dentro da lavoura e, na sequência, descarregando-a nos veículos de maior porte, que são responsáveis pelo transporte até as usinas. O sistema de navegação autônoma, com precisão de 2,5 cm aliado aos eixos de bitola larga de 3 metros, asseguram um menor dano às mudas, pois conseguem dar maior precisão à operação de colheita respeitando o distanciamento de linhas e evitando o esmagamento pelos pneus das linhas onde as mudas se encontram.
Fonte: Volkswagen Caminhões e Ônibus