Sempre antenada com os mais recentes avanços tecnológicos, a Caterpillar tem atualmente a maior frota conectada do mundo, com mais de 1,2 milhão de ativos em operação. O uso de dados em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a Internet das coisas (IoT) ajudam os clientes de máquinas de mineração e construção da Caterpillar a manter seus ativos Cat® funcionando com produtividade máxima e tempo de inatividade mínimo.
A maioria das novas máquinas e novos motores Cat e grande parte da frota mais antiga da marca têm o potencial de coletar e transmitir dados. A quantidade e os tipos de sensores nas máquinas e motores da Caterpillar variam de acordo com o tipo e modelo do ativo. Máquinas e motores menores geralmente têm sensores menores e menos complexos do que as máquinas de mineração de grande porte.
“Nosso equipamento fala conosco de várias maneiras porque nossos processos de coleta de dados são construídos em modelos de negócios sólidos. Assim, coletamos dados dos equipamentos mediante três componentes principais: os sensores que coletam dados como os de temperatura, queima de combustível e GPS; a “caixa” que coleta, integra e faz cálculos desses dados e os prepara para serem enviados para a Caterpillar e, finalmente, da transmissão de dados mediante uma variedade de canais e redes de comunicação”, explica o gerente sênior de análise digital da Caterpillar, Daniel Reaume.
Os revendedores Cat usam o monitoramento de condições para rastrear a integridade dos ativos e alertar os clientes quando algo parece errado em suas operações, permitindo monitorar a saúde dos ativos dos cliente da Caterpillar.
Fonte: Caterpillar