O Banco Komatsu do Brasil S/A (BKB), operando desde 2016 no País, lançou recentemente novos produtos financeiros, trazendo mais opções para atender as necessidades dos clientes da marca que desejam adquirir uma máquina.
A instituição lançou no fim do ano, no mercado brasileiro, três produtos. A Nota de Crédito à Exportação (NCE)* e a Cédula de Crédito à Exportação (CCE)* são dois deles e representam um compromisso de pagamento em real, por intermédio da emissão de título de crédito com lastro em produtos de exportação. “A grande vantagem é a isenção do IOF (imposto sobre operações financeiras)”, explica Gustavo Ferreira, diretor comercial do Banco Komatsu do Brasil.
O outro lançamento é o Finame TFB** (Taxa Fixa do BNDES – TFB). Esta é uma opção de taxa de juros oferecida aos clientes através de linhas de crédito do BNDES. A TFB corresponde à parcela do custo financeiro na taxa de juros e é fixa para o cliente até a quitação do financiamento. “Esta era uma demanda de clientes mais conservadores que querem saber exatamente quanto vão pagar do começo ao fim do financiamento, sem depender de grande variação. Os valores das taxas mudam diariamente, porém com pouca oscilação e são fixadas no dia da contratação”, diz Ferreira. Além disso, o Banco Komatsu passou a adotar também a assinatura digital em seus contratos.
(*) As empresas precisam estar classificadas em uma das seguintes situações para adquirir esses produtos: ser cliente exportador direto, deve estar cadastrado na Lista de Empresas Brasileiras Exportadoras e Importadoras, publicado pelo Ministério da Economia. Ou ser cliente integrante ao processo produtivo (exportador indireto).
(**) A TFB aplicada a cada operação respeitará os prazos de pagamento e de carência previstos em cada instrumento financeiro e de acordo com a política de crédito do Banco Komatsu do Brasil.
Fonte: Assessoria de imprensa