De acordo com Durval Garcia, diretor de inovação da G.A.C. Brasil, consultoria internacional especializada na gestão estratégica e fomento da inovação, com a crescente conscientização dos produtores rurais sobre a necessidade de adotar tecnologias avançadas para enfrentar os desafios do setor, a importância do agrotech nacional tem sido cada vez mais evidenciada devido à crescente demanda por soluções tecnológicas e sustentáveis na produção agrícola. A nova onda da revolução digital e da bioeconomia tem despertado o interesse de um número crescente de startups do setor agropecuário, conhecidas como agtechs, que atuam com tecnologia aplicada a alimentos em diversos segmentos da cadeia produtiva. Dados do Radar Agtech Brasil — iniciativa da Embrapa que mapeou 1703 agtechs brasileiras, em parceria com a SP Ventures e Homo Ludens — mostram que esses novos negócios receberam 85% mais investimentos em 2021 do que no ano anterior.
Garcia enfatiza a importância de se desenvolver soluções inovadoras que atendam às demandas dos consumidores por alimentos mais saudáveis e sustentáveis. Um exemplo disso é o crescimento do mercado de produtos orgânicos no Brasil, que segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) teve um aumento de 30% no faturamento em 2022, quando comparado ao ano anterior. Além disso, a utilização de ferramentas práticas — que sejam de mais fácil adoção pelo produtor, como pulverização seletiva, uso eficiente de sementes e, principalmente, a biotecnologia — deve crescer muito, proporcionando menor impacto ambiental.
Durval Garcia ainda destaca que a colaboração entre empresas e instituições de ensino e pesquisa é fundamental para garantir avanços em setores como energia renovável, eficiência energética, agricultura sustentável e mobilidade urbana. Para isso, é preciso criar mecanismos de incentivo e financiamento para projetos que promovam a sustentabilidade e a inovação.
Fonte: Assessoria de imprensa