Com a criação do portal seminovosvolvo.com.br , em 2010, a Volvo foi a pioneira no e-commerce na indústria de veículos pesados no Brasil. Hoje o site tornou-se uma referência no segmento e atingiu o expressivo número de R$ 100 milhões em vendas digitais. O valor corresponde ao total comercializado com peças, serviços, veículos novos e seminovos e planos de serviço desde que a empresa começou a atuar em canais de vendas digitais, há mais de uma década.
O modelo de negócios é totalmente metrificado, com monitoramento das ações do primeiro contato do interessado até a conclusão da venda. O início de uma negociação pode se dar através de um dos sites da marca ou por meio de campanhas ativadas em outros canais, como redes sociais ou whatsapp. “A presença digital da Volvo é estratégica e acontece de forma totalmente integrada com nossa rede de concessionárias. Toda intenção de compra recebida pela fábrica é filtrada, classificada e conduzida na ponta pela Rede Volvo, gerando um ciclo virtuoso que dá segurança aos clientes”, assegura Alessandra Almada, gerente de marketing de caminhões e ônibus da Volvo.
A Volvo também esteve à frente também em 2017, quando lançou o volvopecas.com.br , primeiro e-commerce de peças do setor de caminhões brasileiro. Todas as concessionárias participam do sistema. Os transportadores e gestores de frota ainda podem usar o meio digital para adquirir os Planos de Serviço da Volvo. Atualmente, 8 entre 10 caminhões já saem de fábrica com algum tipo de Plano de Serviços contratado. No chamado “Mundo Volvo”, com a presença em mais de 100 países, a operação brasileira é considerada a mais digitalizada. “Nos tornamos referência nessa área para as demais unidades do Grupo”, observa a gerente.
Fonte: Volvo América Latina