Uma das atrações da feira recém acabada foi um equipamento mecânico denominado Espiral Rotativo, que faz a seleção de sementes separando grãos quebrados, ou com defeitos e sujeira em geral, como folhas, terra etc. proporcionando uma economia com a redução de perdas de sementes em até 20% em cada safra.
O equipamento é mecânico, portanto de fácil manutenção e seu consumo de energia é muito pequeno. Pode processar até 20 toneladas por hora,
Tiver a oportunidade de assistir uma demonstração no stand da empresa e fiquei surpreendido com a precisão com que o processamento acontece.
Segundo Marco Rocha, que é International Sales Director da empesa que está situada no estado de Minnesota nos Estados Unidos, já foram trazídas para o Brasil cerca de 250 máquinas em três anos e há uma série de encomendas em processamento. Segundo cálculos que nos foram passados a redução de perda traz benefícios na ordem de US$1,2 milhões por safra dependendo do tamanho do lote.
O equipamento possui flexibilidade de adaptação em suas configurações para atender as necessidades especificas de cada caso. Tem controle de velocidade variável o que simplifica o ajuste na separação das sementes, tem núcleos, ou componentes intercambiáveis o que permite adaptar a máquina para vários tipos de sementes, é muito compacta, adaptando-se a espaços reduzidos para sua operação.
Mais informações: e.mail marco@profile-ind.com