IEA divulga segundo levantamento de previsão de safra

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: Unsplash.

Com informações coletadas pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), entre os dias 10 de abril e 18 de maio de 2023, e sistematizadas pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), já estão disponíveis os dados referentes a segunda previsão e estimativa da safra.

Os resultados indicam redução de 2,8% na área plantada e de 0,4% na produção, enquanto a produtividade da terra cresceu 2,2%. O conjunto das culturas anuais apresenta expansão de 0,7% na área plantada, crescimentos de 4,1% na produção e de 3,4% na produtividade, devido ao bom desempenho do grupo dos grãos. No caso das culturas perenes e semiperenes, observa-se retração tanto na área cultivada (-4,1%) quanto na produção (-2,1%). A produtividade nesse grupo de culturas apresentou elevação de 1,8%, explicam os pesquisadores.

Para a soja, a área em produção deve ser 2,2% superior a anterior, chegando a 1.292 mil hectares. A produção estimada é de 4,8 milhões de toneladas. Os dados relativos ao Milho Safrinha mostram redução de 2,9% (471,8 mil hectares). Sobre a produtividade, os resultados indicam aumento de 18,6%, em relação a 2021/22, com isso, o volume de produção deve ser ampliado em 15,2%. Para o café estima-se uma colheita de 4,9 milhões de sacas de 60 kg (293,6 mil toneladas), volume 10,5% superior ao obtido na safra anterior.

O artigo na íntegra, juntamente com as tabelas e resultados dos demais produtos analisados podem ser consultados no site: https://www.iea.agricultura.sp.gov.br/out/TerTexto.php?codTexto=16148

Fonte: Assessoria de Imprensa da Apta

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?