Com a proximidade do Dia Nacional da Agricultura Familiar, comemorado no dia 25 de julho, e do Dia do Agricultor, lembrado dia 28, a Cresol, uma das principais cooperativas financeiras do país e a principal operadora do BNDES para as linhas de custeio e investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destaca a disponibilidade de recursos via linhas do para impulsionar o crescimento do segmento, que ocupa 23% da área total cultivada no país.
Em 2022, a Cresol, disponibilizou mais de R$ 4,9 bilhões em crédito. Para 2023, a Cooperativa Financeira prevê repasses de até R$ 6,9 bilhões, com taxas de 3% a 6% ao ano, possibilitando um crédito mais acessível e estimulando o crescimento sustentável das pequenas propriedades. Além do Pronaf, a Cresol opera recursos do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), com taxas de até 8%, e atende outros enquadramentos com taxas de até 12% ao ano, abrangendo diferentes necessidades e perfis de produtores.
“A relevância da agricultura familiar é indiscutível, pois ela abastece boa parte do Brasil, fornecendo alimentos de qualidade para a população. Com as linhas de crédito do Pronaf, os pequenos produtores têm a oportunidade de expandir suas atividades e adotar tecnologias que têm um forte impacto no seu dia a dia, aumentando a eficiência produtiva e a qualidade dos produtos oferecidos”, explica Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.
Fonte: Cresol