Se na Copa do Mundo Feminina de Futebol, o Brasil e o Panamá foram rivais, no agronegócio, eles são parceiros comerciais. Atualmente, os principais produtos brasileiros exportados para o país da América Central são milho, sementes e rações para pets. De acordo com o AgroStat, no ano passado, as divisas para aquele país chegaram a US$ 123,3 milhões, com 247,7 milhões de toneladas de produtos agropecuários exportados.
Somente neste ano, já foram embarcadas 205,6 milhões de toneladas de milho, totalizando US$ 57,5 milhões. As sementes somaram 494 mil toneladas com US$ 4 milhões. Já as rações para pets registraram US$ 4,4 milhões e 1,8 milhões de toneladas.
Mas além do agronegócio, a cooperação econômica abrange diversos setores, incluindo agronegócio, indústria, serviços e infraestrutura. O comércio entre os dois países pode envolver exportações e importações de diferentes produtos e serviços, pois o Panamá, possui posição estratégica no comércio internacional, devido ao Canal do Panamá, uma importante rota de navegação, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Embora sua economia seja mais voltada para serviços e logística, o setor agrícola também desempenha um papel significativo na economia do país.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento