A partir de dados extraídos da Pesquisa Industrial Anual (PIA), do IBGE, a Fundação Seade lança estudo intitulado “A agropecuária paulista e sua contribuição para a transição energética no Estado de São Paulo”. O mapeamento organiza informações setoriais, destacando sobretudo a importância do segmento sucroenergético para a economia paulista e sua contribuição no movimento de descarbonização frente às recentes mudanças tecnológicas.
O estudo avalia a participação da agroindústria no Valor de Transformação Industrial (VTI) do Estado de São Paulo, bem como da balança comercial desses produtos, especificando uma parte importante do agronegócio estadual. O trabalho avança também no mapeamento dos elos de interação da produção agrícola e pecuária paulista, com atividades industriais que processam exclusivamente produtos vinculados a esse setor.
Além das informações referentes ao Valor Adicionado (VA) da agropecuária, o estudo analisa a produção agrícola (lavouras temporárias e permanentes), a pecuária e o emprego no Estado, comparando as variáveis em termos nacionais e identificando as principais características que marcam as diferentes regiões administrativas paulistas.
Por fim, o estudo destaca a relevância do setor sucroenergético na economia paulista no atual processo de transição energética por qual passa o Brasil e o mundo. Iniciada com a produção do etanol, e, mais recentemente, com o aumento e diversidade de produtos (etanol de segunda geração, hidrogênio verde, biometano, combustível de aviação), esse setor passa a oferecer novos vetores de crescimento para o desenvolvimento do Estado de São Paulo. Vale lembrar que, em 2021, a lavoura da cana-de-açúcar alcançou 54,8% do valor da produção brasileira e, em termos estaduais, respondeu por 48,3% do valor da produção agrícola paulista, no mesmo período.
O estudo pode ser visto no endereço: https://economia.seade.gov.br/wp-content/uploads/sites/15/2023/11/SpEconomia-novembro-2023-agropecuaria-paulista-contribuicao-transicao-energetica-estado-sao-paulo.pdf
Fonte: Seade