A edição 38 do Radar Tecnológico, uma publicação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), desenvolvida em parceria com a Embrapa, aborda o tema “Bioinsumos da Agricultura: Inoculantes”. Já disponível, o estudo fornece subsídios para o Programa Nacional de Bioinsumos (PNB), que tem como o objetivo ampliar e fortalecer a utilização de bioinsumos em benefício da agricultura brasileira. Também subsidia o fomento de cadeias agroindustriais sustentáveis, sob a ótica de uma nova política industrial, em debate e elaboração pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial.
Desde o ano 2000, 954 pedidos de patente de inoculantes foram depositados no Brasil, segundo dados coletados da base de informação tecnológica do INPI – BINTEC. No mundo, foram 44.017 famílias de patentes, segundo dados da Derwent World Patent Index, sendo que a China apresenta uma atividade massiva e crescente de depósitos neste campo tecnológico, correspondendo por 80% do total.
“Este estudo traz informações detalhadas e robustas sobre tecnologias depositadas em bases de patentes nacionais e internacionais, gerando mais eficiência e uma abordagem mais estratégica para a tomada de decisão em assuntos nacionais relacionados as possibilidades de bioinsumos na agricultura”, aponta Simone Tsuneda, supervisora de Propriedade Intelectual da Diretoria de Negócios da Embrapa.
Elaborado pela Divisão de Estudos e Projetos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Radar Tecnológico analisa a informação tecnológica contida em bases de patentes, em temas prioritários do Governo Brasileiro e instituições parceiras.
Fonte: Embrapa