No dia 21, o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, se reuniram para debater iniciativas de aprimoramento das estatísticas para o melhor planejamento da agropecuária brasileira. Durante a reunião, o ministro ressaltou a importância do IBGE no trabalho estatístico brasileiro para nortear as políticas públicas de fomento, sobretudo nos lugares mais remotos do país, e no levantamento do perfil da população rural
Na ocasião, foi colocada a realização do Censo Agropecuário para o ano de 2026, que é a principal investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária brasileira, levantando informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção dessa atividade econômica no país. Atualmente, 11 censos agro foram feitos, desde 1920.
Ainda, foi abordada a inclusão do tema na reunião do G20, que será realizada em setembro deste ano, com o Brasil na Presidência temporária pela primeira vez. O Grupo dos 20 reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e, a partir deste ano, também a União Africana.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento