12/03/2024 | Estatísticas, Notícias

IFACC já desembolsou US$ 240 milhões para biomas brasileiros críticos

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: Pixabay.

Segundo o relatório de mercado divulgado pelo IFACC (Inovação Financeira para Amazônia, Cerrado e Chaco), nos últimos dois anos, US$ 240 milhões foram desembolsados para agricultores e outros atores agrícolas em dois dos biomas mais importantes do mundo, a Amazônia e o Cerrado. Do total, 98% do financiamento foi destinado para o Cerrado – potência agrícola e um dos ecossistemas mais críticos do mundo – que em 2023 registrou um aumento de 43% no desmatamento, em contraste com a diminuição de 50% na Amazônia.

Lançada na COP26, em 2021, a Inovação Financeira para Amazônia, Cerrado e Chaco é uma iniciativa coordenada de forma conjunta pela The Nature Conservancy, Tropical Forest Alliance e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente com a finalidade de promover empréstimos e investimentos para o uso sustentável da terra, especialmente nas cadeias de abastecimento de soja e gado.

Os seus 16 signatários, que incluem Santander e Syngenta, lançaram 11 produtos financeiros que apoiam a transição do setor agrícola para modelos de produção mais sustentáveis na Amazônia e no Cerrado. Estes produtos incluem empréstimos de longo prazo para recuperação de terras degradadas para produção de carne bovina e soja; apoio financeiro para proteger a cobertura florestal além dos requisitos legais; e empréstimos para agrossilvicultura e produção sustentável de produtos florestais não madeireiros, que o IFACC expandiu seu escopo para incluir este ano.

Atualmente, o IFACC está focado em trabalhar com os seus parceiros para desbloquear 2 bilhões de dólares em capital catalítico (capital flexível e tolerante ao risco), para ajudar a cumprir a meta de desembolsar 10 bilhões de dólares até 2030.este  capital desempenhará um papel fundamental na expansão da produção alimentar na região sem maiores perdas de habitat, como parte de uma abordagem múltipla para equilibrar o crescimento do setor agrícola com a conservação das florestas e os objetivos climáticos.

Fonte: FSB Comunicação – Assessoria de imprensa

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?