Projeto da Embrapa e MDA auxiliará comunidades tradicionais

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: divulgação.

Em uma iniciativa que representa um marco para o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar de comunidades tradicionais no Brasil, nos dias 20 a 22 de março, será realizado, na sede da Embrapa, em Brasília-DF, no Auditório Biomas, evento de lançamento do projeto “Sisteminhas Comunidades: Povos e Comunidades Tradicionais”, objeto do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Embrapa Cocais e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA.

Segundo o TED, serão implantados mil unidades do Sisteminha Comunidades em um processo participativo nas diversas regiões do Brasil, baseadas em tecnologias inovadoras e sustentáveis, combinando o uso de insumos aprimorados, como sementes de qualidade, linhagens adequadas (industriais, rústicas ou tradicionais) de aves de postura e corte, alevinos e ração de qualidade, com princípios ecossistêmicos.

Será dada ênfase na produção de peixes, ovos e vegetais como a macaxeira, milho, abóbora, batata doce, inhame, feijão, melancia e olerícolas, entre outros, visando promover a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas. Essa abordagem visa promover a estabilidade e sustentabilidade da atividade produtiva, garantindo resultados duradouros.

O Sisteminha Comunidades adota uma metodologia integrada que envolve a disposição sinérgica de 15 módulos de produção miniaturizados – incluindo peixes, aves, suínos, minhocas, abelhas, biodigestores, entre outros. Essa estratégia não somente produz alimentos de forma sustentável, mas também contribui para a melhoria do solo, qualidade da água, e biodiversidade. Além disso, o projeto facilita o acesso a insumos de alta qualidade e produtividade, combinando práticas tradicionais com tecnologia avançada para assegurar segurança alimentar e nutricional.

Fonte: Flávia Bessa-Embrapa

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?