28/03/2024 | Insumos, Notícias

Rally da Safra atualiza dados de produção de soja

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: divulgação.

Com análise de campo do Rally da Safra, uso de imagens de satélite e acompanhamento do mercado de insumos, a Agroconsult, organizadora da expedição técnica, atualizou a área da safra 2023/24 de soja do Brasil para 46,4 milhões de hectares – 753 mil hectares acima da última projeção. A estimativa de produção foi elevada para 156,5 milhões de toneladas (ante 152,2 milhões de toneladas na última projeção), com produtividade média estimada em 56,2 sacas por hectare.

Em comparação com os números da Conab, as novas estimativas da Agroconsult para a safra 23/24 apontam um aumento de 707 mil hectares na área plantada da região Centro-Oeste, de 445 mil hectares na região Sudeste, de 78 mil hectares no Sul e de 59 mil hectares no Nordeste, totalizando a diferença de 1,2 milhão de hectares. Somente a região Norte sofreu um ajuste de 39 mil hectares a menos que nos dados oficiais.

Já em relação à produção de soja 23/24, os dados apontam aproximadamente 10 milhões de toneladas a mais em relação à Conab. Do total, 5,4 milhões de toneladas resultam da diferença entre as produtividades estimadas para os estados e 4,2 milhões de toneladas referem-se às diferenças nas estimativas de área plantada.

Para o milho segunda safra, quase totalmente plantado, houve ajuste também na área para 16,3 milhões de hectares, com redução de 3,9% se comparada à safra passada. A queda nos preços dos insumos nas últimas semanas levou os produtores a definirem a área nas regiões mais tardias, aponta a Agroconsult.  A produção está estimada em 96,4 milhões de toneladas, com queda de 10,9% sobre 22/23.

O Rally da Safra prosseguirá em maio e junho, com seis equipes avaliando as lavouras de milho segunda safra. As áreas visitadas respondem por 97% da área de produção de soja e 72% da área de milho. Realizado pela Agroconsult, o Rally da Safra percorreu, desde janeiro, 15 estados (MT, RO, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO, BA, PA e DF) durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita.

Fonte: Carol Silveira Assessoria de Comunicação

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?