19/04/2024 | Notícias, Vitrine

A revolução dos bioinsumos na agricultura

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: divulgação.

Bem-vindos à Era de insumos com múltiplas funções, com os Bioinsumos. Atualmente, mesmo em sua fase inicial, o mercado de bioinsumos cresce acima de 35% ao ano e já representa ao menos US$ 1,2 bilhão. A Biotrop, empresa brasileira referência em tecnologias naturais e biológicas para a agricultura, dobra de tamanho a cada ano. 

Graças às novas tecnologias, já é possível também agregar novas funcionalidades às formulações dos produtos como, por exemplo, os polímeros que tratam sementes, que, além de atuar proporcionando adesão e recobrimento às sementes, hoje carregam um componente biológico que permite ação bionematicida, biofungicida, bioinseticida, ou de proteção frente estresses abióticos, como a seca.

O cenário promissor comprova que as novas tecnologias vão impulsionar o setor com combinações inovadoras. Entre os exemplos estão a associação de diferentes microrganismos no mesmo produto, metabólitos com ações biológicas pronunciadas e o uso de extratos de plantas em composições únicas.

Os benefícios dos biológicos vão ainda além dos proveitos na agricultura. Os agricultores são favorecidos com o equilíbrio crescente na eficiência das culturas. Já do ponto de vista econômico, ajudam os agricultores no planejamento de seus investimentos para a safra, visto que os biológicos são nacionais, com cotações mais estáveis. Assim, os produtores sentem-se mais seguros, sem a preocupação de grandes impactos no custo dos insumos com a flutuação do câmbio, por exemplo, que pode derrubar o retorno sobre a produção rapidamente. 

Fonte: Texto Comunicação Corporativa – Assessoria de imprensa

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?