19/04/2024 | Mercado, Notícias

Comercialização da soja gera desafios logísticos para o segundo semestre

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: Pixabay.

Segundo a previsão da Biond Agro, empresa especializada em gestão e comercialização de grãos, na produção de soja em 2024, na ordem de 152 milhões de toneladas, o Brasil já vendeu aproximadamente 68,5 milhões de toneladas da safra 23/24. Nos outros anos, no mesmo período, o Brasil já tinha comercializado cerca de 58% do total. Atualmente, o Brasil possui uma comercialização de soja em 45% do total de sua produção.

Esses valores demonstram certa instabilidade no ritmo de vendas dos grãos de soja e, consequentemente, nos riscos na cadeia logística para o segundo semestre. O primeiro descompasso no investimento e risco para uma safra é o déficit de armazenagem. Em 2019, esse déficit era de mais de 60 milhões de toneladas, ou seja, a produção de grãos supera a capacidade de armazenagem, agora em 2024 esse déficit já ultrapassa os 100 milhões de toneladas. Outro ponto é a utilização de modais pouco eficientes para longas distâncias. A participação do modal ferroviário nas exportações de soja e milho do Brasil saiu de 45% em 2018 para 36% em 2024.

Ainda segundo a consultoria, a comercialização em ritmo lento e a entrada do milho safrinha a partir de meados de maio  ditarão uma maior concentração no escoamento da safra, tal movimento não criará cadência entre carga e descarga pressionando ainda mais os armazéns que já se encontram em déficit de capacidade, toda a cadeia logística e o custos para os produtores.

“A situação de concentração de grãos e dificuldades logísticas, apesar de ser um problema crônico no país, para produtores que possuem políticas de venda, de risco e capacidade de infraestrutura conseguem não só se sobressair desses gargalos, mas também encontrar oportunidades nesses momentos”, diz o líder de inteligência e assessoria da Biond Agro, Felipe Jordy.

Fonte: Contatto – Assessoria de imprensa

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?