29/04/2024 | Mercado, Notícias

Dependência na exportação de soja pode apresentar riscos

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: Pixabay.

De acordo com a Biond Agro, empresa especializada em gestão e comercialização de grãos, na safra 2007/08, a China consumia cerca de 50 milhões de toneladas do grão; já para a safra 23/24, a previsão é que o consumo seja em torno de 121 milhões de toneladas. No entanto, mesmo com esse avanço, a taxa de crescimento composta caiu dos 5,68%, desde 2007, para 2,65% nos últimos cinco anos, indicando que o crescimento se aproxima do platô.

Fonte: Biond Agro.

Brasil e Estados Unidos são os maiores produtores de soja do mundo, com o Brasil ocupando a primeira posição e os EUA a segunda colocação. Brasil e EUA também estão entre os maiores exportadores do mundo, abastecendo 88% ou 149 milhões de toneladas da necessidade de importação mundial.

Entretanto, à medida que o Brasil continua a expandir sua área e sua produção e o maior consumidor do mundo demonstra um crescimento mais controlado, a forte dependência das exportações pode se tornar um ponto fraco para o país sul-americano.

Segundo o líder do time de inteligência da Biond Agro, Felipe Jordy, desde que os EUA começaram a perder participação no mercado de exportação, a soja passou a ser cada vez mais direcionada para o consumo interno, impulsionada principalmente pela mudança da sua matriz energética. A soja tornou-se a principal fonte de matéria-prima do biodiesel americano. Em uma análise temporal, em 2014, cerca de 20% da soja americana era para o Biodiesel, agora esse número já ultrapassa 30%.

“No médio e longo prazo, imagino que o Brasil também seguirá um caminho semelhante, seja pelo apelo ESG ou pela diversificação dos negócios, caso contrário, o excesso de soja poderá resultar em um forte desequilíbrio entre oferta e demanda”, finaliza o especialista.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?