02/08/2024 | Automotores, Notícias

Clientes da Daimler Truck testarão caminhões movidos a célula de combustível à base de hidrogênio

Redação Agrimotor

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Foto: divulgação.

Visando oferecer apenas veículos neutros em CO2 aos seus principais mercados globais até 2039, a Daimler Truck, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, está entrando na próxima fase de desenvolvimento dos seus caminhões com células de combustível. Após uma fase de testes em pistas e vias públicas, os caminhões Mercedes-Benz GenH2 estão sendo implantados nas primeiras frotas de clientes. Cinco protótipos de caminhões Mercedes-Benz GenH2 com célula de combustível estarão rodando na frota das empresas Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann & Winz.

Os cinco GenH2 Trucks serão utilizados em diferentes aplicações de longa distância em rotas específicas na Alemanha, como transporte de materiais de construção, contêineres marítimos e até mesmo gases em cilindros. Durante esses primeiros testes com clientes, os veículos permanecerão sob a supervisão e responsabilidade direta da fabricante. Os caminhões serão reabastecidos nos postos de abastecimento de hidrogênio líquido (sLH2) designados em Woerth am Rhein (Renânia-Palatinado) e, em um futuro próximo, na área de Duisburg (Renânia do Norte-Vestefália).

Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Truck basearam o GenH2 nas características do Actros, caminhão convencional da Mercedes-Benz para longas distâncias, em termos de carga útil, alcance e desempenho. Os GenH2 testados oferecem uma carga útil de aproximadamente 25 toneladas, com um peso bruto total combinado (PBTC) de 40 toneladas. Além disso, apresentam dois tanques especiais de hidrogênio líquido e um sistema de célula de combustível da Cellcentric, a joint venture da Daimler Truck e do Grupo Volvo, que permitem alta carga útil e longo alcance. Eles representam a peça central do GenH2.

A Daimler Truck deu preferência ao hidrogênio líquido porque essa condição resulta numa densidade de energia bem maior. Como resultado, é possível transportar mais hidrogênio, aumentando significativamente a autonomia do veículo, o que permite um desempenho comparável ao de um caminhão a diesel convencional.

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil

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