09/10/2024 | Mercado, Notícias

Produção de etanol de milho segue aquecida

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: Pixabay.

Segundo projeção apresentada pelo gerente de desenvolvimento de negócios da Novonesis, Rafael Piacenza durante a 10ª edição do TECO Latin America, evento voltado para a cadeia produtiva de etanol de cereais, a quantidade de usinas anunciadas ou em funcionamento deve ter um crescimento de 75% nos próximos anos. Para o executivo, o setor passa por um momento de otimismo, com previsão de mais anúncios de novas plantas e aumento de produção.

A projeção, que foi apresentada durante um painel sobre oportunidades e desafios para o setor, também prevê que em um futuro próximo – cerca de cinco anos –, o processamento de milho por dia alcançará 107 mil toneladas, chegando a gerar de 11 milhões de toneladas de DDGs por ano. O aumento de usinas também deve impulsionar a produção de etanol de milho, que para a safra 2024/25 está prevista para 8 bilhões de litros/ano, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Essas novas usinas devem mudar o cenário atual. A predominância dessa indústria atualmente está no Centro-Oeste, totalizando pouco mais de 70%. A previsão é que nos próximos anos o mercado se expanda para outros estados, como Maranhão e Rio Grande do Sul. Estas novas fronteiras possibilitaram a utilização de diferentes grãos/matérias-primas, como sorgo, trigo e triticale. “O grande interesse é reflexo da busca por energias renováveis e o bom momento do setor, com bom retorno e margens do mercado atrativas”, afirma Piacenza.

O aumento da produtividade também pode auxiliar na expansão do setor. Fabrício Leal Rocha, diretor do negócio de bioenergia da Novonesis na América Latina, explicou como melhorar a lucratividade da produção em seu painel sobre estratégia operacional. Rocha mostrou como essa melhoria pode impactar diretamente na rentabilidade da unidade produtiva. “Pegamos os preços de setembro e elaboramos uma simulação que tem como base uma planta, com processamento de milho de 5.600 toneladas/dia. Se aumentarmos a produtividade dela em 3% a 9%, conseguiremos um aumento no lucro líquido anual de R$33 mi até R$100 mi”, afirmou.

Fonte: Assessoria de imprensa da Novonesis

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?