10/12/2024 | Feiras Eventos, Notícias

Podcast aborda como minimizar os riscos inerentes do agronegócio

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: Divulgação.

Em uma conversa com a apresentadora e Head de Comunicação da Indigo, Aline Araújo, Marcelo Prado, fundador e CEO da MPrado Consultoria Empresarial, compartilha sua visão sobre como os produtores podem minimizar riscos e garantir a competitividade de seus negócios. “O agricultor não é mais apenas um produtor rural, ele é um empresário rural. A tecnologia transformou esse setor, trazendo um volume imensurável de dados que, quando bem aplicados, permitem ao produtor tomar decisões mais assertivas e menos arriscadas”, diz Marcelo no mais novo episódio do Minuto Agro, podcast produzido pela Indigo Ag.

O especialista explica que, se no passado o agricultor focava apenas em insumos, cultivares e manejo, o cenário atual exige muito mais. Como exemplo, ele cita o impacto que notícias geopolíticas, como a nova eleição norte-americana e possíveis mudanças nas políticas econômicas daquele país podem ter sobre o mercado global, sobre o aumento do dólar e a consequente mudança nos custos de insumos. “A informação é tudo nesse negócio. O produtor precisa ser bem informado para transformar dados em conhecimento e, a partir daí, em ações que gerem resultados”.

Para se proteger das incertezas, Prado sugere que o produtor invista no que ele chama de “musculação cerebral”, uma prática que consiste em se manter informado em boas fontes, mapear oportunidades e ameaças ao seu negócio e usar esses dados para antecipar tendências e tomar decisões de compra e venda no momento mais vantajoso. “Se o dólar tende a subir, por exemplo, o agricultor pode usar essa informação para ajustar suas estratégias de comercialização de produtos e de compras de insumos”, explica.

Além disso, o planejamento comercial também é fundamental para garantir a rentabilidade em um cenário de preços mais baixos, como os atuais, e de margens de lucro reduzidas. “O agro precisa se readaptar à realidade dos preços históricos e ser eficiente e rentável mesmo com soja a R$ 110 a saca, e não mais a R$ 180 como tivemos no ciclo de abundância com a pandemia”, comenta. Ele enfatiza que a eficiência operacional, o controle financeiro rigoroso e a excelência na gestão são agora requisitos essenciais para a sustentabilidade do negócio.

O episódio 34 do Minuto Agro traz uma análise profunda de como o planejamento estratégico, a gestão eficiente e a utilização de tecnologias podem garantir a competitividade do agro brasileiro, mesmo em tempos de desafios. O conteúdo completo já está disponível no site da Indigo Ag e nas principais plataformas de áudio, além das redes sociais e canal da empresa no YouTube.

Fonte: Assessoria de imprensa

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos o Portal Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?