A Mercedes-Benz Trucks acaba de receber da Amazon, o maior pedido de veículos pesados elétricos à bateria de sua história, com uma encomenda de mais de 200 eActros 600. Esse pedido foi precedido por testes práticos de um protótipo do eActros 600 em um dos centros de logística da Amazon na Alemanha.
Os caminhões elétricos eActros 600 da Mercedes-Benz serão utilizados em rotas mais extensas, que compõem a rede de média quilometragem da Amazon, transportando contêineres de carga de e para os centros de atendimento, centros de triagem e postos de entrega da companhia. Com mais de 140 caminhões a serem destinados ao Reino Unido e mais de 50 à Alemanha, a previsão é de que os eActros 600 transportem mais de 350 milhões de encomendas com zero emissões no escapamento.
O caminhão elétrico à bateria Mercedes-Benz eActros 600 para transporte de longas distâncias teve sua estreia mundial no final de 2023. A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora [1] – daí a designação do modelo como “600” – e um novo eixo de transmissão elétrico desenvolvido internamente permitem que o caminhão elétrico alcance uma autonomia de 500 quilômetros [2] sem recarga intermediária. Essa autonomia é alcançada em condições muito realistas e práticas com um PBTC de 40 toneladas, que também pode ser consideravelmente maior dependendo do estilo de direção e da rota.
As baterias do eActros 600 são baseadas na tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), caracterizadas por uma longa vida útil. Isso significa até 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. Após esse período de uso, o estado da vida útil da bateria ainda deverá estar acima de 80%. Em contraste com outras tecnologias de células de bateria, mais de 95% da capacidade instalada também pode ser usada com a tecnologia LFP. Isso permite uma autonomia maior com a mesma capacidade instalada de baterias.
[1] O eActros 600 tem três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh. Eles oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. Capacidade nominal de uma bateria nova, com base em condições de estrutura definidas internamente. A autonomia poderá variar dependendo da aplicação específica e das condições ambientais.
[2] A autonomia foi determinada internamente sob condições específicas de teste, após os cavalos mecânicos serem equipados com semirreboque 4×2 com PBTC de 40 toneladas, a uma temperatura externa de 20°C, em operações de transporte de longa distância, podendo divergir dos valores determinados de acordo com o Regulamento (UE) 2017/2400.
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil