28/01/2025 | Mercado, Notícias

Agro é importante para queda do preço dos alimentos

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: Pixabay.

Segundo o IBGE, a alimentação representa cerca de 15% a 20% do orçamento familiar médio. Há 20 anos, este percentual de gasto era mais alto, entre 25% e 30%. Assim, baixar os valores da alimentação seria uma das prioridades do Governo Federal, que acredita que com a nova safra, e a previsão de recordes históricos de produção, haja uma redução nos preços.

Para a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), a agricultura é um fator preponderante para esta queda. Nos últimos 20 anos, houve uma melhora significativa na produtividade, principalmente por meio do avanço de tecnologias no campo e na indústria, agricultura de precisão, uso de sementes mais eficientes e melhor manejo das lavouras. Com isso, a produção de alimentos cresceu, aumentou a oferta de produtos e contribuiu para manter os preços mais controlados, especialmente os itens básicos.

Segundo a entidade, com boas safras e uma produção forte, a tendência é uma maior competitividade e certa manutenção dos preços dos alimentos. Em 2005, a safra de grãos foi de 112,7 milhões de toneladas, para 2025, a estimativa é de 322,6 milhões. Para Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), “isto mostra que o Agro brasileiro tem sido eficiente em manter uma oferta constante de alimentos essenciais a menores custos que o resto do mundo o que ajuda a controlar a inflação neste segmento. No entanto, é necessário considerar fatores como clima e políticas públicas que podem prejudicar essa dinâmica”, finalizou o executivo.

Fonte: Assessoria de imprensa

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos o Portal Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?