07/03/2025 | Feiras Eventos, Notícias

Programa aborda reflexões da mulher do campo

Tadeu Sakagawa

Tadeu Sakagawa

Foto: Banco Imagens ICL.

No mês em que se comemora o Dia da Mulher, o mundo feminino rural é assunto do ‘Nós por Elas – A voz feminina do campo’, iniciativa na qual meninas de localidades rurais produzem e gravam programas de rádio abordando temas variados. A cada ano, egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal são convidadas a participar da formação, que é realizada em conjunto com o Curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Nessa ação, são abordadas questões de gênero no meio rural visando a conscientização sobre o papel das mulheres. Além disso, é promovida a capacitação das jovens com foco na área de comunicação, preparando-as para se tornarem multiplicadoras de reflexões e conhecimentos. As pesquisas e os aprendizados resultam em boletins de rádio, nos quais a voz de garotas do campo é ampliada por meio da divulgação em variados canais. Assim, representando a juventude e as mulheres rurais, elas levam as mensagens para a sociedade em geral.

Até o momento, o Nós por Elas já possibilitou a produção de 31 boletins sobre as mais variadas temáticas. A divulgação se deu na voz de 62 jovens em oito edições do Programa, que é realizado anualmente desde 2017. No ano de 2024, egressas de municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, produziram boletins sobre quatro temas centrais: O que é feminismo?, Mãe solo, Saúde da mulher e Empreendedorismo rural para além das atividades agrícolas.

De agosto a novembro de 2024, na oitava edição do Nós por Elas, participaram meninas do Rio Grande do Sul – oriundas de Novo Cabrais, São Lourenço do Sul e Rio Pardo – e de Itaiópolis, Santa Catarina. Os encontros, realizados no formato online, permitiram que as participantes de diferentes regiões compartilhassem suas experiências e reflexões em torno dos desafios vividos pelas mulheres no meio rural.

Fonte: Assessoria de imprensa

Tadeu Sakagawa

Tadeu Sakagawa

Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?