24/04/2025 | Mercado, Notícias

Brasil quer retomar a liderança da produção de cacau

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: divulgação/FreePik

Com o objetivo de retomar a liderança mundial na produção de cacau e dobrar a produção para 400 mil toneladas até 2030, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou o Plano Inova Cacau. Atingir essa meta, no entanto, depende da adoção de medidas estratégicas contra a vassoura-de-bruxa, conforme explica o Gerente de Assuntos Regulatórios do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Fábio Kagi.

Entre as técnicas recomendadas, estão o controle cultural, que inclui a remoção de galhos e brotos infectados; o controle genético e biológico, por meio do uso do agente de biocontrole, como o Trichoderma stromaticum; e o controle químico, com a aplicação criteriosa de fungicidas protetores e curativos à base de óxido cuproso e de produtos sistêmicos do grupo dos triazóis, como o tebuconazole. Para Kagi, a importância dessa abordagem integrada é maior com a chegada do plantio do ‘temporão’, programado para maio, que antecede a safra principal de cacau, de outubro a dezembro no Brasil.

“Este é o momento de sincronizar o tempo de vida da lavoura de cacaueira e manter a produção contínua ao longo do ano, fato que reforça a necessidade de investir em produtos fitossanitários e no manejo adequado das plantações para que o país volte a figurar entre os principais produtores de cacau no mundo”, conclui o Gerente de Assuntos Regulatórios do Sindiveg.

Fonte: Attuale Comunicação

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos o Portal Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?