Operadora TIM amplia seu foco de atuação no setor do Agronegócio, com promoção de esforços e lançamento de sua primeira campanha publicitária com foco no Agro, para incentivar o aumento da conectividade no campo.
Marcus Frediani
Em time que está ganhando, se mexe, SIM! Todo produtor rural, independentemente de seu tamanho, sabe que, sem dúvida alguma o Agronegócio brasileiro é o setor que vem garantindo os melhores e mais vigorosos resultados para nossa economia, batendo sucessivos recordes de produtividade e em participação no PIB, em que pesem fatores adernantes, tais como as eternas deficiências na infraestrutura e na logística de transporte e armazenamento do país, problemas recorrentes, cuja solução, infelizmente, ainda parece distante.
Porém, um dos “antídotos” que vem se mostrando mais eficazes no combate aos sintomas das “doenças” que atrapalham a lide do homem do campo vem sendo, sem dúvida, o aumento exponencial do acesso e do uso intensivo da Tecnologia da Informação (TI) em suas frentes de trabalho, o que vem mudando a maneira com que o Agronegócio se desenvolve, ajudando a nele configurar novos patamares de produtividade, facilitando a vida do agricultor. E entre as ferramentas que vêm proporcionando esse avanço, sem a menor dúvida também, a conectividade tem papel de protagonista.
“Sabemos a força que o campo tem na economia brasileira e queremos ajudar produtores com soluções feitas especialmente para o Agronegócio. Estamos apoiando a Transformação e a Inclusão Digital no campo, conectando escritórios, fazendas, máquinas, otimizando a gestão de equipe, ajudando a monitorar lavouras e a previsão do tempo, apoiados na qualidade e disponibilidade da maior cobertura 4G do país. Trata-se, sobretudo, de mais um esforço que vai ao encontro do propósito da TIM de evoluir com coragem junto com a sociedade, transformando tecnologia em liberdade, atuando em todo o território nacional por meio de uma ampla e completa oferta de serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade”, explica Alexandre Dal Forno, head de Marketing Corporativo & Internet das Coisas (IoT) da TIM Brasil, e líder do projeto 4G TIM na área rural.
PARCERIA COM STARTUPSMembro fundador do ConectarAGRO, associação formada por empresas que visa a promover a solução tecnológica (4G em 700MHz) para estimular a expansão do acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas brasileiras, a TIM vem trabalhando em diversas frentes para dinamizar esse processo, como é o caso da parceria com diversas startups. Esse, aliás, é o caso do acordo formalizado, no final do mês de setembro, com a Agrosmart, que ampliou as ofertas para o Agronegócio a partir da inclusão das soluções de agricultura da Agtech, de Piracicaba/SP, permitindo à operadora passar a contar com as soluções que essa startup oferece para o campo, a fim de impulsionar a Agricultura 4.0, mitigando questões de acesso a recursos tecnológicos e digitais para que toda a cadeia do Agronegócio seja cada vez mais produtiva.
As soluções criadas pela Agrosmart coletam dados de diferentes fontes, como de estações meteorológicas conectadas na rede NB-IoT, sensores de solo, caderno de campo e de integrações ao ecossistema do negócio, potencializando a coleta de dados e o monitoramento remoto de fazendas, campos e parques produtivos, seja este de terreno – pragas e doenças, dados climáticos, disponibilidade de nutrientes no solo, captação de dados para definição de culturas, por exemplo –, de máquinas e equipamentos, de animais e, ainda, de mão de obra.
“Essas ferramentas, que vêm para complementar o projeto 4G TIM no Campo, analisam as informações em tempo real e geram recomendações aplicáveis para diferentes players do Agronegócio. E o mais interessante é que, como isso está inserido num projeto de conectividade pública, qualquer pessoa com um chip TIM pode acessá-las a partir da conexão digital. Então, nossa parceria com a Agrosmart certamente terá impacto no mercado agrícola, com a oferta de soluções diferenciadas e apoiar um dos setores mais importantes para o Brasil”, enfatiza Dal Forno.
MUDANÇA CULTURAL
Ciente da importância de universalizar o acesso à Transformação Digital aos produtores rurais brasileiros, a TIM considera que esse processo tem que ser feito por partes, uma vez que a inserção das ferramentas de conectividade e inovação depende eminentemente da mudança do mindset das pessoas que atuam no campo. Ou seja, é, sobretudo, uma questão cultural.
Por conta disso, segundo o head de Marketing Corporativo & IoT da TIM Brasil, o primeiro passo para se fazer isso é a realização de um trabalho de sensibilização sobre as vantagens e os benefícios da conectividade no campo, mostrando que estes podem ser adaptados e efetivamente conquistados independentemente do tamanho da atividade de cada produtor.
“Nesse âmbito, o grande desafio da jornada da Agricultura 4.0 é mostrar e provar por ‘A+B’ para o homem do campo que ele precisa, obrigatoriamente, fazer a transformação de seus processos analógicos em digitais, e entender que quanto mais cedo ele fizer isso, literalmente mais cedo também vai colher os frutos do que ele plantou”, sublinha. “Mas, é claro que isso não vai acontecer da noite para o dia: o proprietário rural tem que trabalhar de operadores e mudar seus processos internos para conseguir analisar e interpretar corretamente o enorme número de dados que a conectividade vai lhe proporcionar, para, a partir daí, ter os insights para melhorar sua produção”, complementa Alexandre Dal Forno.
CAMPANHA PUBLICITÁRIA
Só que, como foi dito no início desta reportagem, em time que está ganhando, é preciso sempre “mexer” e inovar, a fim de garantir não só a manutenção dos níveis atuais do handicap do Agronegócio brasileiro, como também – e principalmente – alçá-los a estágios cada vez mais superlativos.
E não foi por outro motivo que a TIM, líder em cobertura 4G na faixa 700MHz no campo – voz e dados, com mais de 5 milhões de hectares conectados –, inaugurou, no começo do mês de outubro, o primeiro marketplace exclusivo do Brasil (marketplaceiot.tim.com.br) para vender tecnologias e serviços aos proprietários rurais, oferecendo um amplo portfólio de soluções IoT para o mercado corporativo, visando a complementar os serviços de conectividade já disponibilizados ao setor pela operadora. E, simultaneamente à iniciativa, lançou sua primeira campanha publicitária com foco no Agro, versando sobre o tema.
Assinada pela agência HavasPlus – e com inserção nos principais espaços do setor, tanto em TV, impressos e em canais digitais –, entre os meses de outubro e novembro, as peças da campanha vêm destacando o pioneirismo e a presença da TIM pelo Brasil, com ênfase na enorme e já citada área de cobertura 4G/700MHz e todas as possibilidades que acompanham esse movimento.
A ação é nacional, com esforços significativos de mídia regional em diversas regiões do Brasil nas quais o Agronegócio é mais proeminente. Em síntese, a ideia principal, que busca trazer a Transformação Digital do setor rural para o centro da ação – especificamente direcionada aos empresários e tomadores de decisão de empresas do agro – é mostrar como a conectividade habilita soluções, conecta pessoas, máquinas e dispositivos e ajuda a trazer mais eficiência na gestão do negócio, com a qualidade da maior rede de IoT do Brasil.
“Cada vez mais, as soluções de conectividade têm um papel fundamental nas inovações no campo. A campanha busca tangibilizar essa tecnologia, que às vezes é invisível, por meio de intervenções gráficas em cenas que trazem a grandeza e a produtividade que a conexão oferece para o agronegócio brasileiro. Com um discurso otimista, a TIM reafirma seu compromisso e se posiciona como um parceiro estratégico para o crescimento desse setor. Foram usadas imagens de parceiros e bancos, trazendo a cor primária da TIM para associação rápida com a marca”, destaca Alexandra Brown, diretora geral da HavasPlus Rio. O desenvolvimento da nova campanha da TIM demandou três meses de trabalho da agência, que, entretanto, não revela o valor do investimento.