01/06/2021 | Notícias, Safras

Grupo Era tem 100% de sua safra atestada pelo Semente Legal

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Com o objetivo de reduzir a comercialização de sementes forrageiras piratas e aumentar os padrões de qualidade do produto no Brasil, o Grupo Era, representante das marcas Ponto Alto e Nova Safra, lança, nesta quarta-feira 02/06, 11h da manhã (horário de Brasília), a Safra 2021 – 100% atestada pelo Semente Legal. O evento estará disponível no link: https://www.isatvideo.com.br/sementelegal.

O programa Semente Legal, da Ceptis Agro, atesta a produção de forma ampla: realiza a certificação de origem, o monitoramento do processo produtivo, a verificação de qualidade e a rastreabilidade segura dos grãos. A iniciativa é inédita porque o Grupo Era é a primeira empresa do Brasil a adotar estas quatro ações integradas que atesta toda a sua produção. Esta iniciativa do Grupo Era é resultado da parceria realizada ano passado entre a Ceptis Agro e a Aprossul – Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Mato Grosso do Sul. Pela parceria, as empresas associadas aderem voluntariamente ao Programa Semente Legal garantindo assim a rastreabilidade segura de todos os seus produtos.

Criado em 2017, o Programa Semente Legal é uma solução desenvolvida pelo grupo Ceptis, por meio da Ceptis Agro, empresa brasileira detentora do direito de exploração da tecnologia suíça para a promoção do agronegócio por meio de soluções tecnológicas integradas. A iniciativa atesta de forma ampla desde as sementes forrageiras, até as de uso comum e insumos agrícolas e veterinários, o Semente Legal tem a finalidade de garantir a rastreabilidade segura e a origem aos produtos agrícolas. Na plataforma tecnológica disponibilizada aos produtores, as sementes são cadastradas, associadas a etiquetas codificadas e com registro de sua destinação. Além disso, a qualidade das sementes produzidas é atestada pelo sistema de Verificada Externa da Qualidade (VEQ), feita com o trabalho de amostradores certificados junto ao RENASEM, com as amostras submetidas a análises em laboratórios acreditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As Etiquetas e lacres de Segurança são afixados nas sacarias e bigbags das sementes, com códigos de segurança antifraude e tecnologias antifalsificação.

Toda a segurança do processo pode ser confirmada pelo aplicativo Semente Legal para smartphones. O app é gratuito e disponível a produtores, empresas e consumidores, que possibilita a autenticação das etiquetas e o acesso às informações sobre o produto

Fonte: Assessoria de imprensa

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos o Portal Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?