Com autoria da analista Lívia Torres e do supervisor da Rede de Observatórios, analista Marcos Pena, da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire), artigo sobre a experiência da Embrapa com o Sistema de Inteligência Estratégica, Agropensa, acaba de ser publicada no Foresight, uma das mais importantes publicações do mundo, voltadas à promoção do desenvolvimento de pesquisas analíticas e prospectivas no campo da ciência, tecnologia e inovação.
Intitulado A prospectiva como apoio à tomada de decisão em meio à racionalidade limitada (RL) dos indivíduos e organizações: o caso do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa), o artigo descreve como ocorreu a conexão do processo de inteligência estratégica à gestão organizacional, com o fortalecimento do comportamento corporativo de longo prazo, auxiliando – por meio de informações qualificadas – a tomada de decisão da alta gestão da Empresa. O artigo também relata a criação dos observatórios na Embrapa, no processo de inteligência estratégica e como se deu o monitoramento para detecção de tendências e sinais de futuro nas unidades descentralizadas em todo o País.
O Agropensa foi considerado referência pela atuação no mapeamento e no apoio à organização, integração e disseminação de base de dados e de informações agropecuárias, além de prospectar tendências, identificar cenários futuros que permitam à agropecuária brasileira se preparar diante de potenciais desafios e oportunidades. Em 2017, o reconhecimento aos resultados do Agropensa renderam à Embrapa a primeira colocação no Prêmio Innovagro, na categoria inovação organizacional em agricultura. A iniciativa, promovida pela Rede Innovagro, é ligada ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Fonte: Embrapa