O Tampinha Legal, uma iniciativa do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma, é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico da América Latina. Como resultado das coletas de 4 anos de existência, chegou ao marco de 664 toneladas do material arrecadadas, o equivalente a 27 carretas de tampas plásticas. O valor total chega a mais de R$ 1,3 milhão, destinados integralmente para as 311 entidades assistenciais do terceiro setor participantes. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado.
Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor regularizadas, como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONG’s, asilos, associações, hospitais, etc. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal. Em breve, será iniciado no estado da Bahia. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde é possível localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook.
“Esses volumes expressivos refletem uma nova realidade, muito importante para todos, onde mãos voluntárias, em uma atitude de cidadania, contribuem para o Triple Bottom Line (sustentabilidade econômica, social e ambiental), com grande atuação em órgãos públicos, comércio, empresas, escolas, entre outros locais. São estas pequenas atitudes individuais que farão a grande diferença coletiva. Lembrando que 100% dos plásticos são recicláveis e desprezar significa desperdício de material e de recursos” disse a coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza.
Fonte: Assessoria de imprensa