29/07/2021 | Edição AR111

Editorial – A importância da água no agronegócio

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

O Brasil é o grande protagonista mundial na expansão de oferta de alimentos. A ONU estimou que a demanda por alimentos crescerá em torno de 50% até o ano 2050, e o nosso país aparece como a grande fronteira de onde muito se espera para aplacar a fome do planeta.

Partindo do princípio de que todo ser vivo precisa de água para sua sobrevivência e, fundamentalmente, as plantas se alimentam desse combustível, exploramos o assunto com profundidade nesta edição da Revista Agrimotor. Para tanto, fomos buscar com um respeitadíssimo professor universitário e pesquisador da Embrapa, reconhecido internacionalmente como uma das maiores autoridades no estudo dos sistemas de irrigação, e buscamos as respostas de como viabilizar e garantir a oferta de água ao agronegócio para cumprir tal missão, no momento em que existem várias estiagens prolongadas e desbalanceamentos climáticos, muitos deles causados pelas próprias intervenções do homem.

E a boa notícia trazida por ele é que o Brasil, felizmente, já possui tecnologia e alcança sucesso com a utilização de seus sistemas. Contudo, ainda segundo ele, há muita lição de casa que precisa ser feita no sentido do melhor uso, da preservação e da adoção de medidas certas para usufruir as inúmeras benesses desse precioso líquido. Nesta terra abençoada por Deus, a água tem sido um dos fatores preponderantes para o sucesso que alcançamos com vários de nossos produtos, que hoje lideram as produções mundiais.

Também não é segredo que segue em curso uma verdadeira revolução no campo, turbinada pelo uso cada vez mais constante da internet e da tecnologia para controlar todos os movimentos no campo. Saiba como avança essa dinâmica em reportagem especial nesta edição.

Como não poderia deixar de ser, em nossas páginas falamos também de inovação, Mas, não simplesmente daquela praticada por técnicos em seus laboratórios super equipados, mas sim de inovação revolucionária e mudanças radicais a partir de ideias genuinamente novas. Nesse afã, muitos dos cientistas renomados de outrora foram taxados de loucos ou insanos quando apresentaram suas teorias, que eram diferentes de tudo aquilo que se falava e existia em suas épocas. Vários deles como Newton, Da Vinci, Pasteur e Einstein, entre muitos outros, não receberam crédito algum quando as apresentam. No Brasil, o exemplo vem do Cerrado, pois quando alguém falou que poderia se produzir por lá, foi taxado de louco. Saiba a verdade por trás disso nesta Agrimotor.

E não paramos por aí. O assunto Preservação Ambiental, é recorrente e não há como não falar de agronegócio sem mencionar que os agricultores independentes são, de longe, a categoria que mais preserva nossas florestas, rios e as boas condições do ecossistema. Em matéria que trazemos nesta edição – repleta de dados, gráficos, informações e pesquisas – fica devidamente comprovada a importante participação da agricultura no âmbito da preservação do meio ambiente. Falamos também de como as grandes empresas descobriram que dar “força” aos empreendedores locais tornou-se uma estratégia importante de marketing para alavancar qualquer marca. Com esse apoio aos produtores locais – muitos advindos da agricultura familiar – elas saem ganhando e, por tabela, cumprem um importante papel na sociedade.

Há ainda notícias e novidades que vocês não podem deixar de conhecer, dentro desse nosso esforço constante no sentido de apresentar uma edição à altura da qualidade de nossos leitores. Permanecemos sempre abertos a ouvir seus comentários, suas sugestões e críticas. Não deixe de usar nossos canais para registrar suas opiniões, porque elas são muito valiosas para nós.

Boa leitura!

Henrique Pátria
Editor-chefe

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos o Portal Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?