O resultado do esforço conjunto entre a equipe da Supervisão de Inserção de Ativos, da Gerência Geral de Negócios, da Diretoria de Negócios (DENE) e as equipes (pontos focais) das 43 Unidades Descentralizadas da Embrapa, pode ser traduzido em mais de um milhão de participantes, 133 capacitações ativas, 41 novos cursos sendo construídos, 15 mil inscrições/mês. Números de um dos mais bem sucedidos programas de capacitação da Embrapa, o e-Campo, que está em busca de parceiros públicos e privados para possibilitar que as tecnologias geradas pela Embrapa cheguem a um número maior de técnicos e produtores brasileiros e de outros países.
Segundo Joyce dos Santos, gerente-geral da área, o e-Campo em apenas cinco anos, seu portfólio de cursos já chegou em mais de 94% dos municípios brasileiros e em outros países. Sendo a fórmula desse sucesso uma oferta ininterrupta de novos cursos e em uma plataforma que permite ao participante aprender a qualquer hora e de qualquer lugar. Além disso, a maioria das capacitações é gratuita e de oferta contínua, isto é, o interessado pode se inscrever a qualquer momento, diz Aline Branquinho Silva, que coordena a vitrine de capacitações da Embrapa.
A plataforma e-Campo (https://e-campo.sede.embrapa.br/), também conhecida como Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa, foi aperfeiçoada e traz mais funcionalidade e rapidez para os usuários internos e também uma navegação mais intuitiva e prática para os usuários externos. Na sexta-feira, dia 1º de dezembro, a DENE realizou uma live voltada para o público externo, apresentando as mudanças para o público-alvo da plataforma. Além do novo design e layout modernos e intuitivos, que agora se alinham ao novo padrão visual do Portal Embrapa, foram aprimoradas as ferramentas de busca (normal e avançada, com o uso de filtros para tornar a procura mais adequada aos interesses de cada usuário), a integração da plataforma com o Portal Gov.br e criado um ambiente virtual de aprendizagem multilíngue (em inglês e espanhol).
Fonte: Embrapa