
Visando incentivar a reflexão sobre a importância de descartar corretamente e reciclar os itens consumidos, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), criou o o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado no dia 17 de maio.
Neste data, o Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS e as Prefeituras do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES), realizará, a partir das 8h30, um mutirão de limpeza na orla de três importantes praias destas regiões: Aterro do Flamengo, Praia de Tubarão e Praia de Camburi, respectivamente. A ação contará com a presença de 90 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS, startup baiana que desenvolve soluções inteligentes para a gestão de resíduos e redução do desperdício.
Segundo dados do relatório Global E-waste Monitor, em 2022 foram gerados, no mundo, 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico, 82% a mais que em 2010. Apenas 22% desse montante foi realmente reciclado. O estudo também prevê um declínio na taxa de coleta e reciclagem para 20% em 2030, devido à lacuna cada vez maior entre os esforços de reciclagem e o crescimento exponencial da geração de lixo eletrônico.
Fonte: Del Valle Editoria