Visando compartilhar informações sobre parasitas chamados “Nematóides”, o Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou em 28 de outubro, às 18h, webinar respondendo dúvidas do público sobre nematoides. O evento online fez parte da série “O que você gostaria de saber sobre…?”, realizada em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).
Segundo a nota, eles medem, em geral, de 0,3 a 3 mm, mas podem causar prejuízos bilionários. São organismos que vivem em diversos ambientes e que podem parasitar plantas e animais. A Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN) estima que esses organismos podem causar prejuízos de R$ 35 bilhões ao ano ao agro brasileiro.
Segundo os pesquisadores, os nematoides podem viver em diversos ambientes, dos oceanos ao microscópico filme de água que cobre as partículas de solo. Com base nos diferentes hábitos alimentares, podem ser divididos em parasitas de plantas, parasitas de animais e de vida livre (fungívoros, bacteriófagos, carnívoros e onívoros). Tanto em plantas, como em animais, possuem extrema importância econômica. Um dos mais importantes grupos funcionais é o de nematoides parasitas de plantas que habitam o solo ou estruturas vegetais, como folhas, caules e, principalmente, raízes. Já os nematoides que parasitam animais, podem ser encontrados no sistema gastrointestinal além de outros órgãos.
Mais informações: www.biologico.sp.gov.br