Segundo mapeamento inédito da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Minas Gerais acaba de ultrapassar a marca histórica de 2 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar em operação. Somando as grandes usinas centralizadas e os pequenos e médios sistemas de geração própria em telhados, fachadas e terrenos, o estado mineiro já possui 2.012,4 megawatts (MW) operacionais,
A região é líder entre os estados brasileiros em potência instalada de pequenos e médios sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, respondendo por 18,4% da potência instalada na modalidade de geração própria de energia solar no Brasil, com um total de 1.377,0 MW. Já nas grandes usinas solares de geração centralizada, Minas Gerais corresponde a 14,8% da potência instalada da fonte no País, com 635,4 MW operacionais.
Com isso, desde 2012, a geração própria e as grandes usinas solares proporcionaram à Minas Gerais a atração de mais de R$ 9,9 bilhões em investimentos, geração de mais de 60 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos.
“Graças à versatilidade e agilidade da tecnologia solar, basta um dia de instalação para transformar uma residência ou empresa em uma pequena usina geradora de eletricidade limpa, renovável e acessível. Por isso, a energia solar é parte da solução para que o Brasil e Minas Gerais recuperem a sua economia com competitividade e sustentabilidade”, acrescenta Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.
Fonte: Assessoria de imprensa