Importantes varejistas brasileiros como Carrefour, GPA, Quitanda, St. Marche, Mundo Verde e Raízs anunciarão, em 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, a adesão a um movimento de apoio a pequenos e médios produtores brasileiros, dando mais abertura a eles e flexibilizando suas políticas comerciais. Trata-se do “Manifesto das Marcas Locais”, que celebra a pequena e média indústria brasileira, unindo marcas, consumidores e varejistas.
O manifesto quer mostrar ao mercado a essência das marcas brasileiras: o olho no olho, o trabalho com propósito, a qualidade, o cuidado, o frescor da diversidade e o comércio justo. O movimento já conta com a participação de mais de 100 marcas de todo o país e foi idealizado pela Local.e, uma startup que ajuda marcas locais a terem mais sucesso no varejo.
Os varejistas apoiadores do manifesto assinam uma carta de intenções com 3 pontos principais: 1) maior abertura às marcas locais, 2) flexibilização das políticas comerciais considerando a realidade das pequenas empresas e 3) acompanhamento do percentual de marcas locais no portfólio de produtos do varejo ano após ano.
“Para as pequenas empresas prosperarem no Brasil, é preciso o engajamento de todos. Os supermercados precisam dar mais abertura às marcas locais para que os consumidores possam ter acesso aos produtos incríveis que estão sendo feitos pela pequena indústria brasileira.” diz Leila Okumura, co-fundadora da Local.e.
Fonte: Assessoria de imprensa