Agro Brasilia – Campo continua mostrando a sua força

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Direto de Brasília pelo nosso diretor e jornalista: Henrique Patria

Continua com muito sucesso a realização da AgroBrasilia no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, que fica a cerca de 1 hora do centro da Capital Federal. O evento que vai até o dia 21 de maio, próximo sábado, está surpreendendo no dia a dia, pelo número de pessoas que tem visitado o parque e pelas inúmeras novidades que vem apresentando.

A Revista Agrimotor que está presente ao evento vem registrando números fantásticos de visitação e o surpreendente interesse pelos inúmeros stands das mais variadas especialidades de assuntos voltados ao agro negócio e a pecuária, que se fazem presente ao evento.

Ontem (19/5) em visita a outras novas alas da mostra, conhecemos algumas áreas destinadas a plantação e cultivo de frutas que se desenvolvem bem no cerrado e o destaque fica para o Maracujá Pérola do Cerrado, uma fruta ainda pouco conhecida no Sudeste e Sul do país, mas que além de um sabor “maravilhoso”, possui propriedades fantásticas, no quesito vitaminas e demais nutrientes positivos que uma fruta pode proporcionar ao corpo humano, segundo os técnicos da Embrapa que estão a disposição dos interessados em desenvolver esta e outras culturas com inúmeras e importantes informações relevantes. Há ainda na feira uma fantástica área de vendas de mudas de plantas típicas do cerrado e que são uma oportunidade especial para quem se interesse pelo assunto.

Participamos também de uma das palestras técnicas apresentadas no auditório principal da ExpoBrasiília onde ficamos absolutamente surpreendidos com as notícias deste ramo do agro que é fruticultura e os esforços que os órgãos federais vem fazendo, notadamente a Codevasf para dotar os pequenos e médios fruticultores de condições para aumentar a sua produtividade e com isso melhorar ainda mais a posição brasileira no comércio mundial de frutas, que já é uma das melhores.

Por exemplo ficamos sabendo que as frutas são dos produtos que tem a menor vida útil dentre as culturas, caso, após sua colheita, ela não disponha de recursos para a sua preservação como câmeras frigorificas, transporte em containers refrigerados e armazéns especiais, uma vez que a sua sensibilidade às condições climáticas é muito frágil. No entanto caso sejam dispostos tais tipos de recursos o Brasil pode também alcançar neste campo a condição de campeão mundial em diversos tipos de frutas, assim como já acontece com os grãos.

Um ponto que nos chamou a atenção foi sabermos que o AÇAI, produto originário da Amazonia, que vem alcançando diversas partes do Brasil, foi a fruta cuja exploração e consumo mais cresceu no mundo, alcançando entre 2011 e 2021, a extraordinária marca de 15.000%.

É uma fruta tipicamente brasileira que “caiu a moda em todo o mundo” e no qual todos os esforços das autoridades e organismos voltados ao assunto, como Embrapa, Codesvasf são para que o Brasil continue sendo o seu maior produtor e exportador. Será o caminho para a entrada de milhões de dólares com esta exploração e exportação.

Além das frutas que foi a parte saborosa da vista, destaque para os inúmeros stands de máquinas e equipamentos, onde as indústrias se esmeraram em apresentar novidades e inovações. Visitamos alguns deles entre os quais o gigantesco stand da John Deere, onde formo recebidos pelo Thiago Gomes, gerente de Marketing da empresa que nos mostrou o espaço tecnológico onde o produtor controla toda a operação de campo por painéis 3D de sorte que pode tratar e analisar os dados, para que possa tomar a melhor decisão e como vai tratar a situação.

Outra empresa em que estivemos foi a Jacto onde está sendo apresentado o pulverizador autônomo Arbus 4000 JAV; a linha de plantadeiras, com tecnologias inovadoras, incluindo a primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil; as novas colhedoras de café K 3000 e KTR 3000; e um novo modelo de colhedora de cana-de-açúcar, a Hover 500.

Serviço:
AgroBrasília
Quando:
de 17 a 21 de maio, das 8 às 18 horas
Onde: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – PAD-DF,
área rural do Distrito Federal, no Km 5 da BR-251,
sentido Brasília-DF/Unaí-MG, a 70 km do aeroporto de Brasília

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?