Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo , a produção paulista de milho deve chegar a 4,8 milhões de toneladas em 2022, número 30,1% superior a produção do ano anterior. A expectativa é que a produtividade média das lavouras paulistas atinja 5,9 mil kg por hectare, índice 21,4% maior do que a produtividade observada em 2021.
Com o resultado do desempenho de ambas as safras, acrescido do estoque de milho ainda existente (530.900 toneladas), estima-se que a quantidade de milho disponível para abastecer o mercado doméstico esteja na ordem de 5,3 milhões de toneladas, o que representa aumento de 24,9% em relação ao ano passado.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem trabalhado para fomentar a produção de milho no estado de São Paulo. Em conjunto com a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), a Corteva Agriscience, a Valtra e a Yara Brasil, foi lançado o Programa Milho SP, em maio de 2022. O objetivo é ampliar, até 2030, a produção em larga escala do grão no estado de São Paulo para 11 milhões de toneladas, buscando a autossuficiência entre produção e consumo, com foco em regiões com potencial agrícola e gap de produtividade.
Fonte: AGRICULTURA.SP.GOV.BR